7 dicas de ouro para ter uma empresa competitiva - Saffi

Você sabe quais são as razões que tornam mais vantajoso fazer negócios com a sua empresa e não com a concorrência? Em meio à grande variedade de alternativas, o diferencial é o que faz o consumidor optar por uma companhia.

Entretanto, muitos gestores não sabem como implementar estratégias que tornem a sua empresa competitiva no mercado.

Sabendo disso, neste post vamos falar sobre o que é diferencial competitivo, qual é a sua importância para os negócios e ainda listamos 7 dicas para ter uma empresa de destaque.

O que é um diferencial competitivo?

Basicamente, são as características que tornam os produtos ou serviços de uma empresa únicos para a sua clientela.

Esse conjunto de fatores é percebido como grande vantagem pelos clientes e os fazem desejar os serviços da sua companhia.

Qual é a importância do diferencial competitivo?

É extremamente relevante, pois é o que faz o consumidor optar pelos produtos ou serviços de uma determinada empresa e não os das concorrentes.

Além disso, o diferencial é fundamental para se manter sólido no mercado, gerando lucros consistentes e com possibilidades de expansão do negócio.

Como ter uma empresa competitiva e se destacar no mercado?

Empresa competitiva: 1. Fazer análise de mercado

Pesquisar como anda o mercado é essencial para traçar um bom planejamento estratégico para a empresa. Conhecer as necessidades dos clientes e os serviços prestados pela concorrência facilita a definição das metas e revela a atual situação do negócio.

Isso ajuda a traçar um plano efetivo para melhorar a competitividade da companhia.

Se não considerar as tendências do mercado, não adianta reduzir custos, investir em tecnologia e ajustar processos, pois as soluções não satisfarão as novas necessidades do público, que ficarão insatisfeitos e buscarão os serviços de algum concorrente.

Empresa competitiva: 2. Conhecer seu cliente e seu público-alvo

O consumidor está se tornando cada vez mais exigente devido à grande concorrência.

Com mais opções, é possível escolher a empresa que oferece o maior número de benefícios possíveis pelo mesmo investimento. Por isso é importante conhecer bem o cliente e o que ele considera vantajoso.

O público deseja um produto que, além de suprir as suas necessidades, seja exclusivo para ele, e não uma solução geral. Por isso, para criar algo personalizado, é crucial conhecer profundamente o público-alvo.

Entendendo a clientela, a empresa sabe o que é importante para o consumidor naquele momento e consegue identificar se o fator crucial é o preço, a forma de pagamento, as alterações no produto, a integração a tecnologias etc.

Empresa competitiva: 3. Fidelizar clientes

Conquistar novos clientes exige um grande investimento por parte da empresa, por isso é importante manter a clientela que você já tem.

Campanhas de marketing e desenvolvimento ou melhoria de produtos são essenciais para obter novos fregueses. Contudo, custam mais caro do que soluções que fidelizam os clientes já existentes.

Oferecer maiores descontos, programas de fidelidade ou melhores condições de pagamento são alguns exemplos de estratégias mais baratas e que contribuem para manter um comprador.

Por isso, é importante suprir todas as necessidades e, se possível, superar as expectativas dos compradores, que, assim, não vão procurar a concorrência e se tornarão promotores do seu serviço, aumentando a credibilidade do seu negócio.

4. Ser inovadora

É preciso oferecer algo de novo ao cliente. Isso não significa que é necessário criar um produto inédito ou mudar completamente o conceito dos existentes, mas sim que se deve agregar valor ao produto ou serviço por meio de melhorias.

É fundamental pesquisar bastante para identificar como o seu produto pode ser melhorado. As sugestões e reclamações dos clientes permitem analisar o rumo que o mercado está tomando, tornando possível saber o que aprimorar para criar uma solução inovadora.

5. Ter preços competitivos

O preço é um dos critérios mais importantes para tornar uma empresa competitiva aos olhos do consumidor. Afinal, se a sua companhia oferece mais por um preço menor, acaba vencendo a competição, pois os compradores, geralmente, vão optar por ela.

Para poder praticar preços competitivos é essencial ter uma estrutura de custos otimizada, de maneira que o produto tenha a melhor qualidade possível com o menor investimento viável.

Uma boa estratégia de preços pode contribuir para aumentar as vendas, fazendo a empresa ganhar mercado, além de aumentar os lucros, pois os produtos que têm valor agregado permitem subir o preço e sem perder a competitividade.

Todavia, se não for bem estruturada, a estratégia de preços pode trazer margens muito pequenas, acabar minando o capital de giro e as possibilidades da sua empresa se manter rentável.

6. Revisar seu modelo de negócio sempre

O mercado está em constante mudança. Dessa forma, para se manter competitivo, é preciso rever seu modelo de negócios constantemente.

Uma empresa pode fornecer um ótimo produto, prestar um bom serviço e ter excelentes profissionais, mas seu modelo pode já não ser adequado às necessidades do público atual. Oferecer soluções idênticas às de anos atrás é estagnar e abrir margem para que a concorrência se destaque, oferecendo benefícios diferenciados.

Para ajustar o modelo de negócio são necessários dados que permitam analisar a real situação da empresa. Assim é possível construir um diagnóstico e identificar quais são os pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com informações, o gestor consegue perceber com mais clareza como tornar a empresa competitiva.

Sistemas integrados de gestão são uma excelente alternativa para fornecer dados relevantes, pois reúnem as informações de diversos setores em um único local.

7. Investir no marketing

Não adianta ter bons produtos, ser inovador e praticar bons preços se os clientes não sabem da sua existência. Portanto, invista em campanhas de marketing.

O marketing contribui para que a sua empresa e produtos sejam conhecidos, além de melhorar a imagem associada a eles, aumentando o valor agregado e o lucro, pois, na mente do cliente, a qualidade de uma empresa está associada à sua imagem.

As campanhas de marketing permitem que os consumidores identifiquem de forma clara os diferenciais do seu negócio e optem por comprar de você. Caso esteja iniciando esse caminho e não saiba por onde começar, as redes sociais são ótimas aliadas para realizar a divulgação, manter contato e observar as sugestões dos compradores.

Ter uma companhia que oferece vantagens únicas é muito importante para a atração e fidelização de clientes. Entretanto, manter uma empresa competitiva em um mercado acirrado não é fácil, porém, com o auxílio dessas dicas, é possível tornar a sua firma diferenciada e garantir novos negócios.

E aí, agora você já sabe como ter um negócio mais competitivo? Entenda como a análise de mercado pode ajudar nesse processo!

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