Por que adotar um sistema de gestão financeira? Descubra - Saffi

Você consegue realizar a gestão financeira do seu negócio com facilidade? Saiba que, com um sistema de gestão financeira, isso é possível!


Uma boa administração das finanças é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, sem controlar o dinheiro não é possível sequer pagar as contas, quanto mais obter lucro.

No entanto, muitos empreendedores realizam uma gestão desorganizada e ultrapassada — se veem perdidos e não conseguem interpretar as informações com clareza. A consequência disso é o comprometimento de todo o orçamento da empresa.

Contudo, existe uma solução simples para esse problema: a tecnologia. Por essa razão, neste post, vamos falar sobre a importância da tecnologia para a boa administração de um negócio e por que você deve adotar um sistema de gestão financeira. Confira!

Qual a importância da tecnologia para a gestão de empresas?

Antes de qualquer coisa, para chegar a algum lugar, toda empresa precisa de um bom plano. No entanto, para definir as estratégias que realmente trarão resultados positivos, são necessários dados confiáveis.

Apesar disso, muitos gestores ainda insistem em distribuir suas informações entre vários cadernos e planilhas aleatórias.

Dessa forma, enfrentam dificuldades, como erros nos registros, esforço para encontrar os dados e analisar o mercado. Devido a isso, o planejamento acarreta a elaboração de táticas ineficazes para o sucesso do negócio.

Além do mais, os processos se tornam lentos e a produtividade é afetada.

Esses problemas são agravados pelo grande volume de operações realizadas diariamente e tornam a gestão financeira da empresa comprometida  fator que precede a falência de muitos empreendimentos.

A tecnologia, por sua vez, exerce um papel fundamental na gestão das empresas, pois traz soluções que simplificam e resolvem esses problemas com facilidade.

Os sistemas de gestão, além de conseguirem lidar e registrar uma grande quantidade de dados rapidamente, facilitam a execução das rotinas para os funcionários. Isso traz uma série de vantagens para a administração da companhia.

Por que contratar um sistema de gestão financeira?

Você pode estar se perguntando: “Ok, mas, especificamente, quais são os benefícios que um sistema desses pode trazer para a minha empresa?”.

Esse tipo de ferramenta auxilia não apenas a gestão financeira, mas também toda a administração do negócio, uma vez que conta com módulos que abrangem os diversos setores da empresa.

As diferentes funcionalidades permitem que o sistema se adapte tanto a empresas de serviços e comércio quanto a indústrias. Dentre os benefícios, é possível destacar:

Um sistema de gestão financeira é capaz de centralizar informações

O gestor não perde tempo procurando e organizando dados. Um bom software de gestão financeira reúne em um único local todas as informações relevantes sobre o negócio.

Ao abrir a aplicação, é exibido um painel de controle que apresenta as principais variáveis da empresa.

Por meio do menu, você pode acessar os diversos setores da companhia. As soluções disponíveis estão distribuídas em módulos, como fiscal, financeiro, pessoal, contábil, produção, loja virtual etc.

Com isso, todas as informações ficam organizadas, de maneira que o gestor possa ter uma visão clara e intuitiva do panorama de toda a empresa. Isso facilita a tomada de decisão e um melhor manejo do capital de giro.

Automatizar operações

O sistema executa automaticamente os procedimentos referentes às operações da empresa. Os processamentos dos vários segmentos são interligados e realizados pelo software. Assim, se tornam simples, além de mais seguros e ágeis.

Dessa forma, as ações são realizadas rapidamente e com praticidade, permitindo que os colaboradores se tornem mais produtivos, pois podem focar nas suas atividades e não perdem tempo em procedimentos lentos e burocráticos.

Ao realizar uma venda, por exemplo, o software instantaneamente registra a redução dos itens no estoque, gera um boleto e emite a nota fiscal. Com isso, é possível observar a simplicidade que a ferramenta traz aos processos.

Organizar fluxo de caixa

O sistema faz o registro de todas as entradas e saídas de recursos da empresa e simplifica as ações necessárias ao fluxo de caixa. Após cada movimentação, a ferramenta acrescenta ou reduz os valores nas diferentes contas cadastradas.

Ao realizar um pedido de compra, o sistema lança uma conta a pagar, gera um alerta para a data de pagamento e reduz o valor da conta após a execução. Além do alerta, avisa sobre os pagamentos que devem ser recebidos, evitando os problemas gerados pelo esquecimento e prevenindo a inadimplência.

Controlar o estoque

É possível cadastrar produtos e gerar etiquetas, bem como gerenciar os lotes, validades e montar kits com os produtos do estoque.

A ferramenta se comunica com os outros setores e, por meio das vendas, compras ou transferências, realiza a entrada e saída de itens automaticamente.

Quando um colaborador executa um negócio no ponto de vendas do caixa, ou um cliente realiza uma compra na loja virtual, o item é reduzido, imediatamente, do estoque.

O controle do fluxo de estoque é fundamental para a elaboração de um histórico de demanda dos produtos.

Reduzir gastos

Devido ao custo de aquisição, muitos gestores acreditam que investir nesse tipo de ferramenta é um aumento de gastos. Contudo, na verdade, o que ocorre é uma redução das despesas.

Um sistema de gestão aumenta a produtividade, o que reduz a necessidade de funcionários.

Afinal, 10 funcionários produtivos podem render mais do que 15 colaboradores atolados em processos ineficientes. Por meio do histórico, também permite o planejamento correto do estoque.

Dessa forma, não há excesso ou deterioração de itens, além de gastos com ampliação desnecessária do armazém.

Um outro benefício é a possibilidade de evitar multas e juros por atrasos em contas, bem como eliminar a necessidade de funcionários que garantiam a seguranças das informações.

Aumentar o lucro

O aumento da eficiência dos funcionários gera uma maior produção. A utilização dos estoques, considerando a demanda de cada período do ano, ocasiona mais vendas, uma vez que é possível prever o volume de negociações dos itens e manter os mais procurados para essas épocas.

Os dados registrados corretamente permitem a quantificação correta do plano de ação, definindo os meios mais econômicos para obter os maiores resultados. A consequência de tudo isso é o aumento da lucratividade da empresa.

Conciliar a conta bancária

É possível checar se as saídas e entradas da conta no banco correspondem aos registros de movimentação da ferramenta. O software compara as informações presentes na conta bancária da empresa com os dados lançados no sistema.

O cruzamento das informações é importante para que você possa verificar se os dados estão corretos e identificar facilmente as inconsistências. Assim, é possível checar se há erros no fluxo de caixa e evitar roubos e problemas no orçamento.

O sistema de gestão financeira também é capaz de gerar Relatórios

O sistema, além de reunir dados de vários setores, pode gerar relatórios que permitem a visualização didática dos principais indicadores da empresa. Você pode observar a representatividade de cada cliente ou produto no seu faturamento, além de checar se as atividades são lucrativas, por meio do demonstrativo de resultados.

É possível, ainda, parametrizar o plano de contas e exibir intuitivamente as entradas e saídas de recursos do negócio. Também é possível acompanhar o histórico de movimentação dos itens do estoque e se prevenir contra a sazonalidade — variação da demanda durante o ano.

Trazer mobilidade

Imagine que você viajou, ou simplesmente não está na empresa, porém, está prestes a tomar uma decisão importantíssima para o negócio. No entanto, para isso, precisa daquela informação crucial. Seria um problema, não é mesmo? Afinal, não é viável andar com cadernos de contabilidade por aí.

Um software de gestão financeira também pode resolver esse problema, já que pode ser acessado de qualquer lugar por meio de um simples smartphone, tablet ou computador. Assim, o gestor pode acompanhar o andamento da organização e buscar as informações que necessita a qualquer hora e lugar do mundo.

E integrar…

O software, além de tudo, pode se comunicar com as ferramentas que você utiliza. É possível importar planilhas, interagir com a sua loja online, enviar encomendas e integrar com o sistema dos correios, e associar o e-mail e outros aplicativos, como as ferramentas do Google.

Administrar bem as finanças é um dos maiores desafios de todo empreendimento — por isso, muitos gestores nutrem o desejo de melhorar esse aspecto. Contudo, é normal que existam dúvidas de como um sistema de gestão financeira pode ajudar. No entanto, após essas considerações, você poderá enxergar, com mais clareza, como essa ferramenta pode contribuir para a expansão do seu negócio.

E aí, entendeu por que deve adotar um sistema de gestão financeira? Restou alguma dúvida ou quer ajuda nesse processo? Então não deixe de entrar em contato conosco! Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *