Você tem medo de prospectar clientes?
A consultoria tem crescido muito nos últimos tempos.
De acordo com a Associação Brasileira de Consultores – ABCO, o mercado cresceu em 33,6% no setor público e 83,2% no setor privado. Muita gente viu que vale a pena investir numa consultoria.
A consultoria empresarial tem sido muito bem vista para quem busca ter autonomia ou por alguém que já viveu alguma experiência na área.
Mas, nem tudo são um mar de rosas… Muitos consultores autônomos tem observado que o maior desafio é a prospecção e fechamento de projetos.
O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e as necessidades das empresas acabam rotacionando bastante.
Devido a isso, deixo aqui algumas ideias que acabam influenciando e que fazem a diferença na hora do fechamento:
1. Mostre habilidades e conhecimentos
Ganhar confiança nesse primeiro momento, acaba fazendo com que o seu cliente enxergue que você é totalmente capaz de chegar aos melhores resultados. Então um primeiro contato passando segurança é extremamente importante.
2. Saiba o seu público alvo
Você, consultor, precisa saber qual é o seu público alvo!
Sem essa análise, se torna ainda mais complicado a prospecção de clientes.
Não tenha medo de negar projetos, caso você perceba que não conseguirá agregar valor.
3. Faça marketing de conteúdo
A partir do conhecimento do seu público alvo, tente mapear conteúdos que agregam valor a ele.
É importante que as pessoas comecem a te ver como um profissional na área em que você está, para que as oportunidades cheguem sem o esforço da prospecção proativa.
4. Aborde por telefone, mas com cuidado!
A abordagem por telefone é muito eficaz e é uma das principais formas de prospecção. Na maioria das vezes, é importante lembrar que discursos muito informais ou scripts engessados devem ser evitados.
A maioria dos brasileiros tem um certo trauma de telemarketing, então, procure ser simpático, educado, tenha animação em sua fala e um discurso leve para que a comunicação se torne o mais natural possível.
Mas o que a franquia da Saffi Consultoria tem a ver com tudo isso?
Ao fazer o aporte da franquia, você tem todo o direito de levar a marca e usar a metodologia para que desenvolva suas habilidades em consultoria empresarial, seguindo os moldes de franquia, ou seja, recebendo know-how e treinamento dentro de um padrão de atendimento já testado no mercado do empresariado há 18 anos.
As prospecções acontecem tanto de forma orgânica com indicações, colaboratividade dentro da rede (onde um consultor solicita a ajuda técnica e especialidade de outro para somar e enriquecer o projeto), mas também de forma induzida pela nossa equipe e estrutura de marketing.
Existe um trabalho de geomarketing feito por nós, através da Geofusion (ferramenta que facilita a prospecção), que vai conseguir qualificar melhor e trazer os leads um pouco mais direcionado pra você, sendo possível fazer filtros por CNAE, nº de funcionários, raio de quilometragem, faturamento da empresa, nível de consumo, nº de concorrentes. Porém, o franqueado pode também fazer a captação ativa de empresas já atuantes/contatadas da região.
Mas é importante lembrar que o nosso franqueado entende que existem alguns fatores que influenciam no seu desenvolvimento profissional: Curva de Aprendizado e Maturidade Empresarial!
Esses dois pontos requerem dedicação, entrega, comprometimento e estudos. Quanto mais tempo e melhor se dedicar em aprender, mais curta vai ser a sua curva de aprendizado e o quanto antes você começar a aplicar, vai conseguir os seus primeiros clientes.
Quanto menos tempo, menos compromisso e menos se dedicar, mais tempo você leva para começar a colher os frutos do seu investimento.
É claro que temos vários tipos de empresários, cada um com suas habilidades (técnicas e comerciais), mas acreditamos que todos tem potencial pra se destacar e garantir sua rentabilidade, afinal, nós vendemos isso, capacidade INTELECTUAL E SOLUÇÕES!
Espero que você tenha ótimos resultados e, no que precisar, conte comigo!