logoAtivo 5branca

A saúde mental no trabalho é definida pela OMS  (Organização Mundial da Saúde) como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Sabemos que em um mercado que está em eterna evolução e competitividade de negócios e profissionais, a pressão sempre aumenta. Manter uma carreira estável é muitas vezes sinônimo de estresse, ansiedade e outros tipos de abalo mental.
Os transtornos mentais comuns acometem 30% dos trabalhadores ocupados e são a principal causa de incapacidade, segundo a própria OMS.

A maior parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho. Uma pessoa que trabalha 8h diariamente não consegue exercer suas funções, ao mesmo tempo em que lida com transtornos mentais no ambiente de trabalho. Entretanto, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que forneça as condições necessárias para a sua saúde mental.

O trabalho em si é ótimo para a nossa saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a sérias complicações. Assédio e intimidação no trabalho são problemas comumente relatados e tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas.

Um guia recente publicado pelo Fórum Econômico Mundial sugere que as intervenções nas organizações devem ter três abordagens:

  1. Proteger a saúde mental, reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;
  2. Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados;
  3. Enfrentar casos de problemas de saúde mental, independentemente da causa.

A OMS lembra ainda que as organizações têm responsabilidade de apoiar indivíduos com transtornos mentais no ambiente de trabalho, tanto para continuar como para retornar às atividades.

Muitas iniciativas podem ajudar indivíduos com transtornos mentais. Particularmente, a flexibilidade da jornada de trabalho, o redesenho dos fluxos, o enfrentamento de dinâmicas negativas do ambiente e a comunicação sobre apoio confidencial podem ajudar pessoas com transtornos mentais a continuar ou retornar ao trabalho.

Por conta do estigma associado a esses transtornos, os empregadores precisam garantir que indivíduos se sintam apoiados e capazes de pedir ajuda para continuar ou retornar ao trabalho, e tenham os recursos necessários para isso.

Um ambiente de trabalho saudável pode ser descrito como aquele em que trabalhadores e gestores contribuem ativamente, não apenas na produtividade da instituição como também para a promoção e proteção da saúde, segurança e do bem-estar de todos os funcionários.