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Em nossos 10 anos de mercado nos deparamos com muitos empresários que se preocupam e gerenciam perfeitamente o contas a pagar – ou seja, os Pagamentos da organização – e esquecem totalmente o contas a receber.

Então, apresentamos 03 dicas importantes para a Gestão de Recebimentos e consequente diminuição da inadimplência.

Nossa primeira dica é, COBRE SEU CLIENTE: se sua empresa realizou o serviço ou vendeu um produto, você tem o direito de receber por ele. Sendo assim, não se pode ter receio de realizar a cobrança. No caso de insatisfação por parte do cliente avalie se os serviços e/ou produtos foram entregues com qualidade, e principalmente, se vale a pena conceder crédito a ele, pois esses atrasos ou faltas de pagamentos podem se tornar habituais.

E para cobrar coerentemente o seu cliente você deve SER ORGANIZADO: sua empresa e seus colaboradores não podem cair no equívoco de contar com a memória, no que tange às contas a receber. Sendo assim, todas as informações referentes a este controle, devem estar registradas e acompanhadas periodicamente. Esses dados servirão de base para tomada de decisões, pois sua empresa pode e deve contar com esses recebimentos para arcar com as obrigações. Você deve se atentar e considerar o registro de algumas informações básicas para o controle, são elas: data da venda, data de vencimento, forma de recebimento, valor da parcela e a quantidade de parcelas. Além do cadastro completo do cliente, como nome, telefones e endereço.

Com isso, temos a última dica, SISTEMATIZE: tanto para a cobrança efetiva (dica 01) e organização de dados (dica 02) você deve ter um Sistema de Gestão, contendo as informações cadastrais e compras dos seus clientes, ajustando seus Processos e Gestão de Recebimentos.

O Sistema Saffi de Gestão oferece uma tela específica para cobrança de clientes, com um relatório de inadimplências. Assim você pode verificar como anda a negociação da dívida com cada cliente, enviar notificações e programar ações para o recebimento dos valores.

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