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Se você quer fortalecer a sua empresa, para ser o melhor no seu segmento, é fundamental estar atento à qualidade do clima organizacional no seu negócio. O motivo é simples: quando seus colaboradores estão inseridos em um ambiente saudável, eles entregam melhores resultados.

Por isso, fizemos este blog post com 6 dicas de como você pode melhorar o clima organizacional em sua empresa. Confira!

1. Faça pesquisas com os colaboradores

Realizar pesquisas de clima organizacional ajuda os gestores a identificar os possíveis motivos que estão impactando nos resultados negativos da sua equipe, possibilitando também a implantação de ações corretivas.

A melhor maneira de executar pesquisas com o seu quadro de funcionários é mantendo um diálogo próximo e aberto, além de realizar pesquisas de clima organizacional. Esse tipo de pesquisa tem como objetivo analisar o relacionamento de todos os colaboradores em duas esferas, entre si e com a empresa.

Dessa forma, os pontos nos quais melhorias são necessárias e os pontos fortes do negócio serão identificados, colaborando para decisões acertadas da diretoria quanto às ações a serem desenvolvidas e aplicadas.

Se você não sabe como começar, entenda que atitudes simples, como fazer reuniões em grupo ou individuais, mostrando-se sempre acessível e aberto a compreender as necessidades do seu time, já são condutas que terão resultados muito positivos.

2. Estabeleça uma integração com novos funcionários

É muito importante criar planos de integração para novos colaboradores. Ao realizar a contratação de um novo funcionário, a empresa precisa informá-lo a respeito das suas expectativas e dos seus costumes, valores e crenças.

Também é fundamental desenvolver, desde o primeiro momento, um senso de envolvimento nesse trabalhador, para que seu processo de adaptação não demore a acontecer. A integração para os novos funcionários pode incentivar muitos aspectos positivos, mas é preciso ter um planejamento bem elaborado.

Antes de mais nada, identifique qual é o conteúdo mais importante para esse colaborador que acabou de ser contratado. Será justamente a escolha do conteúdo que determinará todas as ações que virão a seguir.

Depois de definir as informações a serem passadas, planeje como serão feitas as boas-vindas, como a história da empresa será apresentada, como serão passados os desafios atuais do negócio, quais são as expectativas da companhia em relação a esse colaborador, os benefícios que ele terá fazendo parte do quadro de funcionários da organização, as orientações sobre a rotina empresarial e os meios de comunicação disponíveis.

O objetivo da integração é fazer com que esse colaborador se sinta bem no seu ambiente de trabalho, para que ele esteja sempre motivado a dar o seu melhor pela sua equipe.

3. Desenvolva planos de incentivo

Para você ter um bom clima organizacional na sua empresa, é imprescindível ter uma equipe eficiente e motivada. Por isso, desenvolver planos de incentivo é um passo primordial para melhorar as relações dentro da organização.

A principal premissa de um plano de incentivo deve sempre ser a bonificação variável de acordo com o desempenho dos membros do seu time. É indispensável valorizar alguns aspectos positivos nesse quadro, como o encorajamento ao desenvolvimento de cada profissional, a valorização dos esforços desses trabalhadores e a mensuração de resultados por meio de indicadores de desempenho.

Para passar transparência, defina quais serão as regras que mostrarão o objetivo a ser alcançado e quais serão as retribuições. Além disso, esclareça quais serão as vantagens para o colaborador.

Assim, ele investirá em si mesmo e será devidamente reconhecido de acordo com o seu desempenho, estimulando sua motivação a dar sempre o seu melhor.

4. Tenha uma cultura organizacional desenvolvida

A consolidação da cultura organizacional em um negócio está correlacionada com o engajamento da equipe. Ao alinhar as formas de fazer negócio, propósitos a serem alcançados, o convívio e pontos de vista coletivos, aumenta-se o nível de motivação dos funcionários, impactando na performance do time.

Colaboradores felizes tendem a permanecer na empresa, fator que diminui o índice de rotatividade (turnover) e aumenta a taxa de retenção de talentos. Profissionais costumam buscar vagas em companhias com as quais sintam identificação com a cultura organizacional.

Considerando que empresas são feitas de pessoas e que gente entusiasmada com a careira gera melhores resultados, dedicar tempo ao desenvolvimento da missão, da visão e dos valores da organização é algo bastante relevante para o crescimento de todo negócio.

Para estruturar uma cultura organizacional na sua empresa, será preciso:

  • criar significado: a maneira como o negócio quer ser visto pelos seus públicos de interesse;
  • construir um pilar: é o alicerce para construir a cultura organizacional, composto pelo conjunto de valores e crenças da empresa;
  • desenvolver rituais: a rotina fortalece a cultura corporativa de uma empresa, portanto, procure criar eventos cotidianos para transmitir essas informações;
  • comunicar os valores: não adianta ter valores bem definidos se eles não forem devidamente propagados. Por isso, invista em um plano de comunicação com canais que atinjam todos os seus públicos.

5. Seja um bom gestor

Saber como gerenciar de forma correta as pessoas que fazem parte do seu time é um requisito muito relevante para construir um bom clima organizacional na sua empresa. Para isso, é importante considerar o perfil de cada funcionário para direcionar as práticas de suas atividades.

Procure também ponderar quais são as habilidades e dificuldades de cada colaborador na execução do trabalho que será realizado por ele. Os líderes da sua empresa devem estar atentos à gestão de pessoas diariamente.

A base de um bom gestor deve ser sempre os parâmetros que foram definidos como pilares da cultura empresarial, para que essa gestão contribua com a melhoria do clima organizacional.

6. Ajude seus colaboradores a achar o equilíbrio

Problemas da vida pessoal e profissional não devem interferir uns nos outros. Porém, para que isso aconteça, é preciso que cada trabalhador da sua equipe encontre o equilíbrio entre essas duas esferas tão importantes para todo mundo.

Encontre maneiras que façam com que os colaboradores entendam a importância de cumprir prazos e entregar bons resultados. Uma boa forma de incentivo é promover treinamentos voltados ao comportamento humano, para auxílio no desenvolvimento das competências de equilíbrio de cada um.

Ter um bom clima entre funcionários é importante para mantê-los motivados, afinal, quem não gosta de ser elogiado por um trabalho bem-feito ou, então, sentir-se parte de decisões estratégicas da empresa?

Agora que você já está convencido sobre a importância de estar sempre atento ao clima organizacional do seu negócio, encontre mais dicas sobre gestão empresarial seguindo nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.