6 dicas para melhorar o clima organizacional em sua empresa - Saffi

Se você quer fortalecer a sua empresa, para ser o melhor no seu segmento, é fundamental estar atento à qualidade do clima organizacional no seu negócio. O motivo é simples: quando seus colaboradores estão inseridos em um ambiente saudável, eles entregam melhores resultados.

Por isso, fizemos este blog post com 6 dicas de como você pode melhorar o clima organizacional em sua empresa. Confira!

1. Faça pesquisas com os colaboradores

Realizar pesquisas de clima organizacional ajuda os gestores a identificar os possíveis motivos que estão impactando nos resultados negativos da sua equipe, possibilitando também a implantação de ações corretivas.

A melhor maneira de executar pesquisas com o seu quadro de funcionários é mantendo um diálogo próximo e aberto, além de realizar pesquisas de clima organizacional. Esse tipo de pesquisa tem como objetivo analisar o relacionamento de todos os colaboradores em duas esferas, entre si e com a empresa.

Dessa forma, os pontos nos quais melhorias são necessárias e os pontos fortes do negócio serão identificados, colaborando para decisões acertadas da diretoria quanto às ações a serem desenvolvidas e aplicadas.

Se você não sabe como começar, entenda que atitudes simples, como fazer reuniões em grupo ou individuais, mostrando-se sempre acessível e aberto a compreender as necessidades do seu time, já são condutas que terão resultados muito positivos.

2. Estabeleça uma integração com novos funcionários

É muito importante criar planos de integração para novos colaboradores. Ao realizar a contratação de um novo funcionário, a empresa precisa informá-lo a respeito das suas expectativas e dos seus costumes, valores e crenças.

Também é fundamental desenvolver, desde o primeiro momento, um senso de envolvimento nesse trabalhador, para que seu processo de adaptação não demore a acontecer. A integração para os novos funcionários pode incentivar muitos aspectos positivos, mas é preciso ter um planejamento bem elaborado.

Antes de mais nada, identifique qual é o conteúdo mais importante para esse colaborador que acabou de ser contratado. Será justamente a escolha do conteúdo que determinará todas as ações que virão a seguir.

Depois de definir as informações a serem passadas, planeje como serão feitas as boas-vindas, como a história da empresa será apresentada, como serão passados os desafios atuais do negócio, quais são as expectativas da companhia em relação a esse colaborador, os benefícios que ele terá fazendo parte do quadro de funcionários da organização, as orientações sobre a rotina empresarial e os meios de comunicação disponíveis.

O objetivo da integração é fazer com que esse colaborador se sinta bem no seu ambiente de trabalho, para que ele esteja sempre motivado a dar o seu melhor pela sua equipe.

3. Desenvolva planos de incentivo

Para você ter um bom clima organizacional na sua empresa, é imprescindível ter uma equipe eficiente e motivada. Por isso, desenvolver planos de incentivo é um passo primordial para melhorar as relações dentro da organização.

A principal premissa de um plano de incentivo deve sempre ser a bonificação variável de acordo com o desempenho dos membros do seu time. É indispensável valorizar alguns aspectos positivos nesse quadro, como o encorajamento ao desenvolvimento de cada profissional, a valorização dos esforços desses trabalhadores e a mensuração de resultados por meio de indicadores de desempenho.

Para passar transparência, defina quais serão as regras que mostrarão o objetivo a ser alcançado e quais serão as retribuições. Além disso, esclareça quais serão as vantagens para o colaborador.

Assim, ele investirá em si mesmo e será devidamente reconhecido de acordo com o seu desempenho, estimulando sua motivação a dar sempre o seu melhor.

4. Tenha uma cultura organizacional desenvolvida

A consolidação da cultura organizacional em um negócio está correlacionada com o engajamento da equipe. Ao alinhar as formas de fazer negócio, propósitos a serem alcançados, o convívio e pontos de vista coletivos, aumenta-se o nível de motivação dos funcionários, impactando na performance do time.

Colaboradores felizes tendem a permanecer na empresa, fator que diminui o índice de rotatividade (turnover) e aumenta a taxa de retenção de talentos. Profissionais costumam buscar vagas em companhias com as quais sintam identificação com a cultura organizacional.

Considerando que empresas são feitas de pessoas e que gente entusiasmada com a careira gera melhores resultados, dedicar tempo ao desenvolvimento da missão, da visão e dos valores da organização é algo bastante relevante para o crescimento de todo negócio.

Para estruturar uma cultura organizacional na sua empresa, será preciso:

5. Seja um bom gestor

Saber como gerenciar de forma correta as pessoas que fazem parte do seu time é um requisito muito relevante para construir um bom clima organizacional na sua empresa. Para isso, é importante considerar o perfil de cada funcionário para direcionar as práticas de suas atividades.

Procure também ponderar quais são as habilidades e dificuldades de cada colaborador na execução do trabalho que será realizado por ele. Os líderes da sua empresa devem estar atentos à gestão de pessoas diariamente.

A base de um bom gestor deve ser sempre os parâmetros que foram definidos como pilares da cultura empresarial, para que essa gestão contribua com a melhoria do clima organizacional.

6. Ajude seus colaboradores a achar o equilíbrio

Problemas da vida pessoal e profissional não devem interferir uns nos outros. Porém, para que isso aconteça, é preciso que cada trabalhador da sua equipe encontre o equilíbrio entre essas duas esferas tão importantes para todo mundo.

Encontre maneiras que façam com que os colaboradores entendam a importância de cumprir prazos e entregar bons resultados. Uma boa forma de incentivo é promover treinamentos voltados ao comportamento humano, para auxílio no desenvolvimento das competências de equilíbrio de cada um.

Ter um bom clima entre funcionários é importante para mantê-los motivados, afinal, quem não gosta de ser elogiado por um trabalho bem-feito ou, então, sentir-se parte de decisões estratégicas da empresa?

Agora que você já está convencido sobre a importância de estar sempre atento ao clima organizacional do seu negócio, encontre mais dicas sobre gestão empresarial seguindo nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.

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