7 excelentes práticas para aumentar a cartela de clientes - Saffi

Não é novidade para ninguém que, quanto mais clientes uma empresa tiver, maior será o alcance da marca e, assim, o seu faturamento. Nesse sentido, aumentar a cartela de clientes é o objetivo de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou ramo de atuação. Para isso, é preciso conquistar novos clientes e fidelizar tanto os recém-chegados quanto os antigos.

Sabe-se que, neste período de instabilidade pelo qual passa o país, os consumidores estão mais cautelosos, analisando melhor antes de gastar seu dinheiro, com produtos ou serviços. Captar e fidelizar clientes é um desafio ainda maior nesse contexto.

Pensando nisso, preparamos este post com sete excelentes práticas para você conquistar e fidelizar novos clientes. Boa leitura!

1. Conheça bem o seu público

Conhecer bem o público-alvo da empresa é essencial, não apenas para aumentar a cartela de clientes como também para qualquer ação relacionada aos consumidores.

É importante saber o que faz os seus clientes escolherem você, em vez da concorrência. Saber quem é o seu cliente em potencial, quais são seus problemas, seus desejos e necessidades vai direcionar a empresa para um atendimento mais personalizado.

Se a sua companhia se concentrar no perfil certo de consumidor para o seu produto ou serviço, poderá enviar a mensagem ideal. E esse enquadramento adequado será um diferencial, capaz de gerar maior encantamento de quem compra de você.

Ficou na dúvida de como fazer isso? Há maneiras simples. A obtenção de dados pode ser feita por meio de simples observações, conversas ou breves questionários.

2. Personalize a abordagem

Em um mundo cada vez mais conectado, a quantidade de informações recebidas diariamente pelos consumidores é enorme.

Para se destacar no meio de tantas tentativas de interação, é importante que o conteúdo da abordagem seja relevante para o cliente.

Para que o seu público-alvo lembre da sua marca, é preciso tomar cuidado com a quantidade de contatos — para não ser inconveniente — e personalizar cada uma das abordagens, conforme comentamos no tópico anterior.

É preciso transformar os encontros com o consumidor em experiências de compra positivas e marcantes.

3. Tenha um diferencial

Oferecer algo a mais ajuda bastante a aumentar a cartela de clientes. Um diferencial é aquilo que a concorrência não tem e que dificilmente conseguirá copiar.

Portanto, o preço baixo não pode ser o único chamariz, por exemplo, pois alguém poderá vender mais barato e o seu negócio perderá espaço.

Por isso, é importante encarar o desafio constante de se diferenciar. Você consegue completar facilmente a seguinte frase: Os consumidores compram de mim porque sou a única empresa que…? Se a resposta estiver na ponta da língua, parabéns! Você já tem um diferencial.

Se teve dificuldades com isso, não se preocupe. Revendo a maneira como a empresa faz negócios é possível encontrar bons diferenciais apenas enfatizando alguns aspectos do que você já faz. Ou, então, basta pensar em uma maneira diferente de fazer algo que é praticado atualmente.

4. Crie uma boa estratégia de marketing

“Quem não é visto não é lembrado”, diz o ditado popular. Não adianta prestar o melhor serviço ou oferecer o melhor produto se o seu público-alvo não sabe disso. Sendo assim, um bom plano de marketing é fundamental para aumentar a cartela de clientes.

Lembre-se: as pessoas precisam saber que a sua empresa existe e tem qualidade. Com o número crescente de brasileiros conectados, a internet deve ser usada a seu favor. Ela propicia um grande alcance, segmentado para o público ideal, com rápida velocidade e baixo investimento — em comparação aos meios de comunicação tradicionais.

Portanto, ter uma boa presença digital é essencial. Nos canais on-line, a sua empresa conseguirá captar clientes por meio do marketing de conteúdo, por exemplo. Aqui desatacamos novamente a necessidade de conhecer o seu público-alvo. Só assim você vai poder abordar assuntos relevantes para ele, para além de tentar apenas vender o seu produto ou serviço.

Além disso, a internet também possibilita interação. Dedicar tempo e atenção às dúvidas e comentários em geral estreita o relacionamento, aumentando a confiança dos clientes na sua marca e, consequentemente, ampliando a fidelização.

5. Desenvolva um sistema de vendas

Ter um método eficaz de venda, a ser utilizado por todo o time, sem dúvida ajudará a aumentar a cartela de clientes. Isso porque é preciso preparo e direcionamento para atingir bons resultados, de maneira sistematizada.

Para obter esse método, é importante definir como chegar ao cliente em potencial, como mantê-lo interessado, como lidar com as suas objeções, como encaminhar a negociação e, finalmente, efetuar a venda.

Esse processo tem que ser feito de maneira a construir uma relação de confiança, conquista e compreensão do consumidor, para que ele e o vendedor caminhem juntos por essa jornada de compra.

6. Diversifique e gerencie as ações

Já citamos as ações que podem ser realizadas no ambiente on-line, mas uma coisa não impede a outra. É possível aliar diversas estratégias, apostar no telemarketing, realizar promoções e ações inovadoras.

No entanto, é fundamental utilizar um software de gestão para analisar os resultados das ações. Assim, será possível ver o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Sem um sistema automatizado, fica difícil saber quando os esforços estão sendo em vão. Aí corre-se o risco de perder contatos e oportunidades.

7. Mensure os resultados

Os objetivos definidos estão sendo atingidos? Como adiantamos no tópico anterior, avaliar o desempenho de ações e estratégias da companhia é essencial para saber se os investimentos estão trazendo os resultados esperados.

Além disso, também é importante pedir o feedback das equipes envolvidas, para saber quais são os gargalos dos processos e as necessidades das áreas.

Toda empresa deve acompanhar indicadores nos setores de vendas, finanças, funcionários e fornecedores. Pesquisar a satisfação dos clientes também é uma ótima maneira para saber onde o negócio pode melhorar.

Esses resultados guiarão o planejamento de ações futuras, otimizando processos e corrigindo possíveis erros.

Como vimos no decorrer no texto, são várias as estratégias que podem ser colocadas em prática para aumentar a cartela de clientes. Lembre que organização e planejamento são fundamentais para que tempo e dinheiro não sejam desperdiçados.

Como é na sua empresa? Há outra estratégia a ser adotada para aumentar a cartela de clientes? Então, compartilhe com a gente e com os nossos leitores no campo de comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *