As características de uma boa consultoria de varejo - Saffi

Ter sucesso exige muita atenção, cuidado e estudo. Quando você está em busca de uma empresa sustentável e próspera, realizar uma consultoria de varejo pode ser a melhor opção para garantir que seu negócio caminhe do jeito certo e renda bons frutos.

O número de empresas buscando por profissionais de consultoria está crescendo cada vez mais, o que representa a necessidade do mercado de crescer e se desenvolver de forma correta.

O aumento no número de concorrentes também é notável. Sendo assim, quem quer se destacar e absorver o melhor que o mercado tem a oferecer precisa se preparar e “organizar a casa”, otimizando e automatizando processos. 

Veja abaixo a importância de buscar ajuda profissional e como identificar uma boa equipe!

Por que fazer uma consultoria de varejo?

Com tantos questionamentos na mente dos empresários, a necessidade de realizar uma consultoria de varejo é uma delas.

Ter uma pessoa de fora com conhecimento estratégico de mercado ajuda a identificar possibilidades de melhoria e transformação dentro da empresa. Quando trabalhamos com uma pessoa interna, é comum termos uma visão tendenciosa. Um bom profissional possui olhar crítico e diferenciado, capaz de enxergar oportunidades.

Entre os benefícios mais marcantes encontramos a redução de erros e desperdícios, maior foco no que realmente importa, apoio na tomada de decisão, diminuição de riscos, otimização contínua e aumento da competitividade. Veja em detalhes abaixo.

Redução de erros e desperdícios

Por meio de uma análise completa e estratégica, é possível encontrar os maiores gargalos da sua empresa, desde os financeiros até os produtivos. Isso também ajuda a identificar os principais gastos, facilitando o ajuste financeiro e eliminando algumas despesas para otimizar os investimentos.

Maior foco no que realmente importa

Uma consultoria de varejo pode ajudar você a identificar o que realmente importa, reforçando os esforços e foco no que o deixará mais próximo de seus objetivos.

É muito comum encontrarmos desperdício financeiro e de energia que, se fossem bem administrados, poderiam trazer resultados mais significativos. Essa organização e boa administração também ajudam a aumentar a produtividade.

Apoio na tomada de decisão

Uma das funções da consultoria de varejo é analisar dados para encontrar novas possibilidades. Nessa análise, é possível entender como vem sendo o comportamento do seu consumidor, os resultados da empresa e os principais problemas enfrentados.

Tendo dados reais e devidamente analisados em mãos, é mais fácil tomar decisões assertivas para o seu negócio, focando sempre no objetivo final.

Diminuição de riscos

Uma consultoria de varejo ajuda a identificar possíveis riscos e tomar as devidas ações para reduzi-los.

Com uma visão mais ampla e estratégica, é possível analisar tudo o que tange a sua empresa: desde processos e fatores internos (forças e fraquezas) a fatores externos (oportunidades e ameaças) para deduzir possíveis riscos que podem prejudicar os negócios. Também é possível criar uma lista de ações para que cada uma delas seja prevenida e, caso aconteça, contida com rapidez, sem prejudicar os resultados.

Otimização contínua

Mesmo que sua empresa esteja em um momento positivo, há sempre algo a ser aprimorado seja na automação de algumas partes do processo ou na melhora de alguma ação interna.

Uma boa consultoria vai ajudar a identificar os pontos-chave da sua empresa, como eles estão representando os resultados do seu negócio e como melhorá-los, principalmente em relação aos clientes.

Um exemplo claro é uma pesquisa completa e complexa sobre o seu público e o mercado em que você está inserido. Entender e aperfeiçoar constantemente o perfil do seu público vai permitir identificar novas oportunidades, aumentar a sua relevância e otimizar cada vez mais os resultados.

Quais são as características de uma boa consultoria de varejo?

Se você está pensando em fazer uma consultoria de varejo para otimizar seus negócios e conquistar melhores resultados, é preciso encontrar os parceiros ideais.

Para ajudá-lo a escolher a empresa correta, que transformará seus projetos e o deixará cada vez mais próximo dos objetivos, separamos as características de uma boa consultoria de varejo. Confira abaixo.

1. Qualidade no atendimento

A primeira qualidade marcante é ter um atendimento notável. A consultoria precisa ter profissionais de atendimento capazes de acompanhar bem os clientes, analisar o mercado de atuação e ter um pensamento crítico e estratégico. Assim, as ações propostas e estabelecidas serão realmente capazes de trazer resultados notáveis para a empresa.

2. Uso de tecnologia

Outro ponto que merece atenção é a tecnologia. Hoje o mercado possui vários recursos tecnológicos que facilitam diversas tarefas dentro da empresa.

Uma consultoria de qualidade apresentará as melhores tecnologias para o seu negócio, mostrando como cada uma delas pode ajudar a tirar máximo proveito da equipe, de maneira estratégica e menos braçal.

3. Bom custo-benefício

Preço e valor são coisas distintas e precisam ser consideradas na hora de escolher uma consultoria de varejo.

Nem sempre a mais cara é a melhor, e nem sempre a mais barata é a mais interessante. É preciso encontrar aquela com melhor custo-benefício, em que você identifica o valor do serviço por trás do preço estipulado.

4. Serviços personalizados

Antes de contratar uma consultoria de varejo, é preciso analisar quais são os serviços prestados pela empresa.

Nem toda consultoria poderá ajudar com o que você precisa. Em caso de situações específicas, é preciso encontrar uma equipe de profissionais focada nas suas necessidades e no seu mercado.

5. Histórico de clientes satisfeitos

Ter clientes satisfeitos é um ponto de muita relevância. Portanto, uma boa consultoria precisa ter um histórico de empresas que aproveitaram seus serviços e viram resultados. Assim, você consegue confiar e acreditar que aquela empresa poderá ajudá-lo.

6. Metodologia inovadora

Uma boa consultoria também é classificada pela sua metodologia. Ao buscar um parceiro nessa área, é preciso analisar a metodologia utilizada: descobrir se é adequada, moderna, inovadora e, principalmente, eficaz. Acompanhar os clientes satisfeitos permitirá encontrar essas informações com mais facilidade.

A consultoria de varejo pode ajudar sua empresa a alavancar negócios. É fundamental entender quais operações internas apresentam gargalos, como estruturar processos mais eficazes, como montar uma equipe estratégica e como trabalhar logística.

Já pensou em fazer uma boa consultoria de varejo para alavancar os seus negócios? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

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