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Acredito que essa pergunta tem tirado o sono de muitos empreendedores e gestores que comandam o próprio negócio ou se apoiam na direção e tomada de decisões. Durante esses últimos meses, tenho interagido com profissionais e proprietários de empresa e tenho constatado que, em grande parte, estamos no mesmo barco: procurando respostas!

É comum procurarmos respostas no mercado, na concorrência ou no ambiente macroeconômico. Sem dúvida, uma constante reavaliação destes fatores é fundamental no cotidiano empresarial, mas acredito que as respostas estão dentro de nós mesmos ou dentro de nossas organizações. Basta acessar informações empresariais e constatar que grande parte das empresas acreditou que repetir o passado poderia gerar resultados diferentes no futuro, o que não evitou que 713,6 mil empresas fechassem as portas em 2015, de acordo com estudo do IBGE. Ainda segundo o estudo, apenas 37,8% das empresas que viraram o ano ativas em 2015 tinham mais de 5 anos de mercado.

Em minha carreira de gestão sempre procurei oxigenar o conhecimento, propondo e trazendo para dentro da organização profissionais e empresas que tivessem a capacidade de questionar processos e propor melhorias que pudessem tornar o negócio mais competitivo e mais rentável. O resultado foi o crescimento mais sustentado e a criação de valor e vantagem competitiva perante nossos clientes e ao mercado em geral. Certamente não foi um processo rápido e simples, mas a persistência e visão de longo prazo sobressaíram.

Desta forma, o que proponho com esse artigo é refletirmos sobre a necessidade de oxigenar o conhecimento das organizações para que se consiga obter respostas mais assertivas. Acredito que discussões de alto nível, com profissionais de bagagem e experiência prática, podem trazer soluções e respostas para questões cotidianas e fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.

Rever e discutir o plano de negócios, avaliando como a empresa está hoje do pondo de vista do cliente e dos anseios dos acionistas, é um ponto de partida. É importante conhecer os limites e oportunidades, discutindo onde o negócio pode e quer chegar. Na sequencia, o alinhamento estratégico é uma competência fundamental e necessária, pois planos são importantes, mas preparar e qualificar seus recursos também é fator crítico de sucesso.

Ainda neste aspecto e considerando a rapidez com que as mudanças têm acontecido, é necessário acessar conhecimento e expertise de forma rápida. Por experiência, acredito que não se consegue desenvolver todas as competências necessárias para o crescimento e sustentabilidade dos negócios somente internamente. Buscar profissionais e empresas que possam somar conhecimento e prática ao projeto é uma ação que apoia o empresário no desafio diário de transformar estratégias em bons resultados e perenidade.

As consultorias surgem como uma ferramenta de apoio a empreendedores e empresas que juntos tem maior capacidade de encontrar respostas e os melhores caminhos a seguir. Custos, senioridade, perfil arrojado e empreendedor, estrutura e modelo de negócio inovador são diferenciais que podem viabilizar parcerias e criar sinergias entre empresas e consultores de negócios.

Oxigenar o conhecimento é um caminho que poder gerar ótimos resultados e trazer respostas. O que sugiro é sempre buscar saber um pouco mais dos profissionais e consultorias que estão disponíveis e avaliar as sinergias e soluções oferecidas. Abra suas portas e tenha receptividade para, no mínimo, conhecer opções que podem mudar a vida corporativa, através de profissionais e processos que tem foco em trazer um diferencial competitivo para sua organização.

Oxigenar o conhecimento pode ser a resposta!

Evandro Rodrigues da Silva