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A evolução do processo de Gestão da Qualidade e Processos ao longo do tempo demonstrou o quão importante é implantar conceitos e modelos nos processos produtivos das empresas, de acordo com a realidade de cada negócio.

A utilização de templates prontos ou inserção de padrões de procedimentos de determinadas empresas em seu negócio não são as melhores alternativas para alcançar os mesmos resultados esperados ou apresentados por tais materiais.

Neste sentido, é importante que cada empresa desenvolva sua própria metodologia de procedimentos, descartando a necessidade de implementar modelos prontos e que não irão refletir a realidade de cada negócio.

Queremos dizer, por exemplo, que a metodologia utilizada pelas redes de fastfood são inerentes ao modelo de negócio de cada uma e não servirão para sua empresa neste ramo por completo.

Gestão da qualidade e processos na prática

Qualidade e processos andam juntos em uma instituição e apresentam diversas definições. Feigenbaum dizia que a qualidade é o que o cliente determina e não aquilo que um engenheiro, um profissional de marketing ou um gerente querem.

Da mesma forma, a Sociedade Americana da Qualidade (ASQ) discorre que a qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.

Outros gestores como Garvin, Deming, Crosby e Juran, também apresentaram diversos conceitos sobre o assunto, variando entre estética e qualidade percebida, percepção às necessidades, conformidades com as exigências e até mesmo a ausência de deficiências ou adequação ao uso.

No Brasil, o conceito de Qualidade, segundo a NBR ISSO, é a totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades implícitas e explicitas.

Nesta ótica, os empresários detêm a missão de entregar produtos e serviços, com confiabilidade, presteza, tangibilidade, competência, garantia, credibilidade e outras dimensões possíveis, todas alinhadas aos processos: expectativas das partes, tempo, escopo e custos.

Fora desta lógica, teremos retrabalhos, refugos, desperdícios, devoluções, ações na justiça etc, variando conforme o ramo de atividade.

Como garantir a Gestão da Qualidade e Processos no dia a dia empresarial?

Para uma empresa garantir qualidade nas entregas aliadas a processos produtivos eficientes em toda sua cadeia de suprimentos, sugere-se que invista em oito critérios de excelência a saber: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados.

Tais critérios devem ser fundamentados em análises sistêmicas da organização, aprendizado e inovação continuada, atuação das lideranças de forma ética e inspiradora, estabelecimentos de pactos entre as partes e suas inter-relações, tempo hábil e compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades.

Todos estes critérios são fortalecidos quando orientados por processos eficientes e eficazes e fundamentalmente que alcance resultados econômicos favoráveis e que atendam às necessidades das partes interessadas gerando valor.

De maneira a estruturar procedimentos eficientes e eficazes, partimos do princípio que toda empresa é um sistema, um conjunto de processos e que, desta forma, pode ser mapeado através de abordagens macro e micro, usando ferramentas como o BPM CBOK – Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento.

O propósito primário do guia é identificar e fornece uma visão geral de áreas do conhecimento reconhecidas e aceitas como boas práticas.

A elaboração de ferramentas e softwares contemporâneos tem auxiliado em grande monta a elaboração de processos que garantam qualidade.

A utilização de Brainstorms, Espinha de Peixe, Diagrama de Pareto e PDCA, entre outros, permitem maior percepção das necessidades de melhorias quando aplicados corretamente. Somados a softwares como Aris, Bizagi, MS Visio e demais similares, os gestores detêm uma elevada base de métodos e ferramentas que irão auxiliar no desenvolvimento das melhorias demandadas.

De forma a garantir ainda mais resultados na elaboração de procedimentos e garantir qualidade nas entregas, faz-se necessário uma visão sistêmica de seu negócio. Este trabalho, quando elaborado por profissionais com know how no assunto, reduzem o tempo de desenvolvimento e de trabalho da própria equipe interna.

Neste sentido, a contratação de empresa terceirizada que entenda, melhore e padronize os procedimentos e qualidade do seu negócio é uma solução rápida e eficiente para alavancar resultados financeiros positivos para sua empresa.

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