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O posicionamento da marca bem-feito permite a expansão do seu negócio. Afinal, para que uma empresa ganhe mercado e se torne referência no setor em que atua, é preciso contar com uma marca forte e reconhecida, certo?

Neste texto, vamos explicar por que é tão importante posicionar sua marca no mercado em que o negócio está inserido e como traçar uma estratégia. Essa iniciativa é uma das ações de marketing mais relevantes para que sua empresa tenha destaque e conquiste a preferência dos consumidores.

Se você quer entender melhor esse assunto, continue a leitura!

O que é o posicionamento da marca?

O posicionamento da marca nada mais é do que o lugar que uma empresa ocupa na cabeça do consumidor. Podemos considerar que uma marca está bem posicionada no mercado quando seu público sabe exatamente quais são as principais vantagens e características dela.

Para cuidar da imagem da sua marca, você deve mapear e ter cuidado com todos os pontos de contato entre ela e seus públicos de interesse.

Tenha em mente e jamais se esqueça de um conceito fundamental sobre o posicionamento da marca: na grande maioria das vezes, é ele o responsável pela tomada de decisão do cliente em optar pela sua empresa ou pela do seu concorrente.

Particularmente, quando um produto ou serviço é muito parecido em qualidade e preço, a força da sua marca terá ainda mais influência na escolha da compra do consumidor.

Portanto, investir em ações que façam com que a sua marca seja bem-vista pelos seus clientes, mantendo um bom relacionamento entre as partes, é fundamental para manter sua empresa competitiva.

Como fazer o posicionamento da marca de forma correta?

Para comunicar o diferencial da sua marca aos seus públicos de interesse, assumindo um compromisso com eles, você deve basear seu posicionamento nos valores da sua empresa, nas características da marca e na sua estratégia competitiva.

Dessa forma, você será capaz de diferenciar o seu negócio dos seus concorrentes, bem como se destacar em meio ao excesso de informação que chega aos consumidores todos os dias, ocupando um espaço importante na mente do seu cliente.

Para fazer o posicionamento da marca de forma correta, é primordial que ele não seja inventado. Especialistas em marketing costumam dizer que um bom posicionamento tem que ser definido, e não criado.

Afinal, você não pode transmitir para o mercado algo que a sua empresa não é.

Caso você tenha uma empresa recente, procure basear o seu posicionamento de acordo com a sua cultura e seus valores como empresário. Isso será fundamental para que o posicionamento da marca seja bem-sucedido, pois ele deve partir de um ideal e seguir por esse caminho.

Afinal, mesmo com toda a inovação tecnológica que está presente nos negócios hoje em dia, uma empresa ainda é feita de pessoas tomando decisões e definindo estratégias.

Pense na sua marca como se ela fosse uma pessoa. Procure criar uma personalidade para ela interagir com seus públicos de interesse, de modo que um relacionamento forte e verdadeiro seja criado.

Justamente por esse motivo, atente para o fato de que prometer e não cumprir algo pode acabar com esse relacionamento. E, para resgatá-lo, a empresa terá que se esforçar muito mais do que fez para conquistar o cliente pela primeira vez.

Por isso, produto ou serviço, atendimento e ações de divulgação precisam conversar entre si e ter uma unidade sempre presente.

Diálogos divergentes, em que cada um diz uma coisa, tendem a causar frustração no consumidor. Já um posicionamento bem planejado e definido de forma eficiente com certeza trará grandes benefícios para sua empresa.

Por quais motivos é importante para uma empresa se posicionar?

Agora que você já entendeu o que é posicionamento da marca e quais são os principais cuidados que deve ter para realizar essa tarefa de forma correta, chegou a hora de saber as vantagens que isso proporcionará ao seu negócio. Assim, você não terá mais dúvidas a respeito da importância de que sua empresa se posicione no mercado.

Aumento da competitividade

Quando sua empresa tem um produto ou um serviço que demonstra de maneira clara e objetiva o que é esperado que os consumidores vejam, ela ganha espaço no seu mercado de atuação.

Isso acontece porque um posicionamento correto não deixará espaço para que seu cliente compare o seu produto com outras marcas.

Quando ele pensar em comprar o que você vende, caso a sua marca esteja bem posicionada, será ela que virá à cabeça do consumidor.

Ao enxergar valor e se identificar com ela, a decisão de compra do consumidor sempre tenderá a favor do seu negócio.

Saber definir melhor as suas estratégias

Ao criar a personalidade da sua marca, como já mencionamos neste texto, você será capaz de traçar estratégias mais eficientes, tendo como base o direcionamento do planejamento estratégico do produto ou serviço justamente os valores que foram determinados para serem comunicados ao seu público.

Ao definir as ações do seu negócio de acordo com o posicionamento da marca, você economiza tempo e recursos financeiros, pois suas tomadas de decisão serão mais acertadas.

Ter um plano de marketing e comunicação mais bem definido

Saber as diretrizes da marca fará com que a comunicação com seu público seja muito mais eficaz.

O plano de marketing poderá, por exemplo, focar na identificação dos clientes mais cativos e também nos potenciais consumidores, direcionando os esforços da promoção da marca para eles.

Além disso, as informações sobre os produtos ou serviços da sua marca, bem como seus respectivos níveis de aceitação, serão mais precisos, permitindo que possíveis ajustes em suas características, apresentação e posicionamento em geral sejam realizados.

Sendo assim, quando a sua marca é a origem de uma promessa para seu consumidor, ela também é uma peça fundamental na comunicação e no planejamento de marketing do seu negócio.

Neste post, você pôde entender por que investir no posicionamento da marca é imprescindível para ganhar mercado e fazer seu negócio crescer. Agora, para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, leia este outro artigo com (X) dicas de ouro para ter uma empresa competitiva.