Sistema de gestão de lojas: a importância da tecnologia - Saffi

Ter um negócio próprio é algo repleto de desafios, mas controlar os processos do negócio pode facilmente deixar de ser um problema para você com a implementação de um eficiente sistema de gestão de loja.

Além de otimizar o tempo, esses sistemas auxiliam efetivamente no aumento dos lucros, uma vez que potencializam a produtividade.

No cenário atual, o aumento da concorrência é um grande obstáculo para os empreendimentos. Nesse contexto, os processos manuais de gestão são grandes vilões para a efetivação de uma empresa no mercado.

Sendo os processos de gestão de extrema complexidade, delegá-los unicamente às pessoas tornou-se algo muito arriscado — é de suma importância utilizar recursos tecnológicos nesse contexto. Continue a leitura deste artigo e veja o porquê!

Redução de erros

Vivemos em um momento de constantes mudanças, o que acarreta riscos para a sua empresa. Dessa forma, saber lidar com esses riscos e minimizar os erros é de grande importância.

Cobrar mais por um produto que valia menos, registrar erroneamente o preço de um produto ou não cobrar um item na compra final são erros comuns em empresas que utilizam ferramentas manuais e podem prejudicar a experiência do consumidor, gerando prejuízos para o negócio.

Com um sistema de gestão de lojas, todos os processos estarão reunidos em um único sistema, e isso vai diminuir as chances de ocorrerem erros como os citados anteriormente — e quando ocasionalmente ocorrerem, será mais fácil identificá-los e corrigi-los.

Segurança das informações

Não é possível controlar a índole das pessoas que trabalham em determinado estabelecimento, e dar total acesso às informações para todos os funcionários está fora de cogitação. Por isso, é preciso determinar a quais informações cada funcionário tem acesso.

Com um sistema de gestão de lojas o gestor poderá administrar melhor os funcionários, limitando seu acesso a certas informações sobre a empresa, como faturamento, contas, estoque, entre outros.

É possível também fazer automaticamente um backup de todas as informações, otimizando o tempo e poupando recursos. Um ótimo recurso da tecnologia atual que possibilita essas ações são as soluções em nuvem.

Controle de estoque

Em alguns setores do comércio em que a mercadoria tem uma saída muito rápida, como na área de alimentos, fazer o controle de estoque manualmente é quase impossível. Algumas mercadorias são perecíveis e precisam sempre ser trocadas.

Vender produtos fora do prazo de validade pode render um processo para a empresa e fazê-la perder dinheiro. Nesses casos, confiar apenas nas habilidades dos funcionários — que como todos os seres humanos, estão suscetíveis a erros — é um risco muito grande.

Por outro lado, ter um sistema integrado simplifica todo o processo, tornando o controle de estoque automatizado, otimizando o tempo gasto nessa tarefa. Assim, o registro de vendas torna-se instantâneo e essas informações ficam guardadas no sistema, podendo ser utilizadas sempre que necessário.

Aumento da produtividade

​”Tempo é dinheiro”: esse conhecido ditado popular é uma verdade no mundo dos negócios. Produtividade é fazer mais no menor tempo possível, sendo assim, utilizar a tecnologia é a decisão mais acertada que uma empresa pode tomar.

Oferecer as ferramentas corretas, como um bom sistema de gestão, evita erros a perda de tempo. Operações como uma apuração de impostos deixam de ser algo complicado e passam a ser processadas quase que automaticamente. Outros exemplos disso são o controle de estoques e o faturamento total da empresa.

Assim, é possível para uma empresa funcionar com menos pessoas trabalhando, além de potencializar o desempenho dos atuais funcionários. Promove-se, dessa forma, não apenas uma grande economia de recursos nos processos da empresa, mas uma efetiva melhoria no cotidiano dos seus trabalhadores, pois facilita-se o trabalho e diminui-se a pressão provocada pelo medo de errar.

Decisões mais acertadas

Tomar uma decisão errada pode falir a sua empresa. Em momentos de crise como este que atravessamos, a tomada de decisões tornou-se um processo que merece atenção redobrada.

É comum o medo ao fazer uma escolha nos negócios. Por isso mesmo, o fenômeno data drive, ou seja, da tomada de decisão orientada por dados, é uma diretriz para o sucesso no atual cenário. Decisões seguras são tomadas com base em fatos concretos e não em achismos. Ousadia é uma qualidade ao empreender, mas é preciso ter cautela.

Somente um sistema integrado reúne informações fundamentais para a gestão do negócio, criando o embasamento necessário para tomar decisões acertadas. Desse modo, seu negócio terá as ferramentas corretas para impedir prejuízos.

Atendimento mais eficiente

​Não tem nada mais desgastante do que ter que enfrentar grandes filas em um estabelecimento comercial ou ainda receber um troco errado. Essas pequenas coisas são essenciais para a fidelização de um cliente em uma empresa, mas também podem determinar a sua decisão de nunca mais voltar ao local.

Além de otimizar tempo nessas operações, um bom sistema ainda proporciona ao seu cliente uma experiência mais agradável, aumentando as chances de ele voltar a consumir do seu negócio.

Redução de fraudes

​Quando pensamos nos perigos para a nossa loja, é comum pensarmos em grandes assaltos. No entanto, esse não é o único caso em que ocorre o furto das mercadorias de um comércio. Esses indivíduos mal-intencionados podem ser pessoas comuns, fornecedores e até os próprios funcionários.

Por esse motivo, ter um controle maior da mercadoria é essencial para evitar prejuízos. Manualmente, esse processo se torna muito complexo, sendo necessário o uso de um sistema de gestão de lojas.

Melhoria na organização

Manter as informações sobre as operações da empresa, como estoque, capital, mercadoria e vendas reunidas em um único lugar é de grande importância para o gerenciamento da sua empresa.

Um sistema de vendas não é importante apenas para o empresário. Quando falamos, por exemplo, de um e-commerce, saber quantas peças estão em estoque é de fundamental importância para a decisão de compra do consumidor. Por isso, manter-se organizado é essencial para controlar a empresa, otimizar o tempo e reduzir riscos.

Agora que você entende sobre os benefícios do sistema de gestão de loja para a sua empresa, entre em contato conosco e confira as nossas propostas para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *