Você sabe a importância da análise do mercado? Descubra! - Saffi

Neste artigo, vamos mostrar qual é a importância de realizar uma análise do mercado para seu negócio, bem como a relevância de procurar entender o seu consumidor.

A inovação é um grande desafio para todo empreendedor, pois para inovar é necessário se comportar em consonância com as mudanças do seu público e do mercado em que seu negócio está inserido.

Por isso, escrevemos este post para você compreender o conceito de análise do mercado e a sua magnitude para o crescimento da sua empresa. Também vamos mostrar as principais vantagens de implementar pesquisas de mercado para seu negócio. Confira!

O que é uma análise do mercado

A análise do mercado é uma ferramenta fundamental para auxiliar o empreendedor a tomar decisões estratégias para sua empresa. Essa ajuda se dá por meio do conhecimento e entendimento comportamental dos atuais e potenciais clientes e dos seus concorrentes na situação do setor de atuação.

Com esses dados em mãos, o empresário consegue fazer uma análise assertiva, com o objetivo de saber qual o perfil do público que está disposto a pagar pelo produto ou serviço que ele está oferecendo.

Uma boa pesquisa de mercado deve ter o propósito que deseja alcançar bem definido para que as informações corretas sejam coletadas e analisadas.

A importância de ter conhecimento sobre o mercado de atuação

Vivemos em um tempo em que mudanças acontecem a todo momento, na maioria das vezes com muita velocidade. O empreendedor de sucesso está sempre atento às novidades que surgem a cada dia, pois podem representar tanto riscos como oportunidades para a empresa — e é preciso sempre se adaptar a esses novos cenários.

Quando o empresário tem em mãos dados e informações de qualidade para avaliar as demandas de mercado e a oferta da sua concorrência, consegue tomar decisões que são cruciais para o crescimento do seu negócio.

Por exemplo, quando a pesquisa de mercado aponta a preferência do cliente por determinado produto, a loja poderá agir, criando ações para divulgar e promover esse item, o que refletirá no aumento de faturamento do estabelecimento.

O conhecimento sobre o mercado de atuação inclui o monitoramento das ações dos seus concorrentes. Afinal, eles também devem estar atentos às tendências do setor, investindo nos produtos que apresentam giro mais alto na sua empresa.

O empresário consciente da importância de conhecer o setor em que atua analisa e acompanha continuamente o mercado, pois manter essa prática traz muitos benefícios para o seu negócio.

Conheça 8 vantagens de se realizar uma pesquisa de mercado para seu negócio

Já falamos sobre a importância de ter conhecimento sobre o mercado de atuação da sua empresa. Agora, vamos contar para você as principais vantagens de realizar pesquisas de mercado. Veja:

1. Contar com uma visão mais realista sobre o negócio

Ter um raio x do seu negócio é imprescindível. A análise do mercado permite que o empreendedor saiba exatamente como sua empresa está situada diante do setor em que atua, qual seu posicionamento em relação aos concorrentes, como seus clientes se relacionam com sua marca e como enxergam sua empresa.

2. Ter análises e resultados do presente e expectativas para um futuro próximo

De nada adianta criar ações ações de relacionamento com seu público ou promoções de venda se você não consegue mensurar esses resultados. A pesquisa de mercado consegue mostrar ao empresário o cenário atual da sua empresa, que é reflexo da gestão vigente, e as expectativas para o futuro, que direcionarão as ações que estão por vir.

3. Aumentar o conhecimento

Para um empreendedor tomar decisões assertivas, elas precisam estar baseadas em dados e informações reais e qualificados. A análise do mercado permite que as atitudes voltadas para direcionar o rumo do negócio guiem a empresa para seu crescimento e prosperidade.

4. Analisar o mercado continuamente

Com as mudanças constantes dos tempos atuais, manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no seu setor de atuação é uma questão de sobrevivência. Por isso, as pesquisas de mercado devem ser feitas continuamente para que o empreendedor analise com frequência o cenário do seu campo de ação.

5. Identificar oportunidades de negócio

É importante compreender como seu público-alvo recebe a solução que a sua empresa oferece, seja ela um produto ou um serviço. Dessa forma, será possível avaliar as oportunidades de negócio disponíveis no mercado, analisando a precificação, localização, ameaças da concorrência, entre outros fatores.

6. Avaliar tendências

Quem sai na frente, sempre olha seus concorrentes pelo retrovisor. Por isso, estar atento às tendências do seu mercado de atuação é fundamental para se manter na vanguarda e conhecer as melhores práticas implantadas pelas empresas que estão na liderança do mercado. Mesmo sendo dono de um pequeno negócio, você pode usá-las como benchmark, adaptando para a realidade da sua empresa.

7. Detectar problemas relativos à imagem da marca

Uma crise na imagem da sua marca pode acabar com a sua empresa da noite para o dia. Por isso, um grande benefício da análise do mercado é poder evitar que isso aconteça. Ao manter constantes avaliações da imagem da sua marca perante seus consumidores e seu público interno, o empresário diminui as chances de ser pego de surpresa caso alguma crise apareça.

8. Reter de talentos

Sua empresa não é só feita de clientes, isto é, seus funcionários são parte essencial da operação do seu negócio — afinal, qualquer organização depende do seu público interno para realizar as tarefas diárias. Por isso, um empresário não pode deixar de cuidar do seu time. A pesquisa ajuda a monitorar o clima organizacional e o nível de satisfação dos colaboradores, para que o gestor de recursos humanos impeça a saída de gente capacitada e talentosa.

Neste post, mostramos para você os principais benefícios que uma pesquisa de mercado traz para a sua empresa. Começamos explicando de forma simples o conceito de análise do mercado e, em seguida, falamos sobre a importância dessa ferramenta para o crescimento do seu negócio.

Por fim, listamos 8 vantagens de realizar análise do mercado. Agora, temos um artigo incrível como sugestão de leitura para você: como reagir e realinhar seu negócio e/ou mantê-lo saudável em época de incertezas? Assim, você se mantém atualizado e garante melhores chances de sucesso para sua empresa!

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